Está sendo aguardada para esta manhã, em Alta Floresta, a chegada das vítimas do acidente aéreo com o monomotor C182, que caiu terça-feira a tarde, no rio São Tomé, próximo ao município de Apiacás, no extremo Norte de Mato Grosso.
O tenente Alexandre Serafim Nascimento, do Controle de Tráfego Aéreo em Alta Floresta, informou que o enfermeiro Fernando Mortean, o piloto Élcio Brito e os líderes de tribos indígenas Cecílio Apiaká e Raimundo Munduruku, além de um indígena ainda não identificado, estão bem e passaram a noite na aldeia Aldeia do Pontal, quase na divisa de Mato Grosso com Amazonas e Pará. Hoje, uma aeronave deve levá-los até Alta Floresta onde serão atendidos em um hospital.
Conforme Só Notícias já informou, eles foram resgatados ontem, mas não houve tempo hábil para levá-los até Alta Floresta porque o aeroporto não tem estrutura para vôos noturnos. Eles foram resgatados por soldados da FAB e levados de helicóptero para a aldeia onde estão acompanhados de soldados capacitados em primeiros socorros.
O acidente foi na terça-feira por volta das 13:00hs e não na quarta, conforme havia sido informado anteriormente. As cinco vítimas ficaram mais de 48 horas no local do acidente até serem socorridos. A Aeronáutica só soube na quarta-feira do desaparecimento da aeronave, que tinha decolado de Colíder, na terça-feira de manhã, e seguiu para aldeias onde iria buscar os índios para participar de um encontro sobre saúde indígena. Os sobreviventes foram localizados pela equipe de busca e salvamento da FAB, de Campo Grande (MS). O local é de difícil acesso e as buscas levaram horas.
Leia também:
Resgatadas com vida -depois de 48hs- vítimas de acidente aéreo no Nortão
Vítimas que estavam em avião que caiu no Nortão estão sendo socorridas
Avião que saiu de Colíder cai em rio no Nortão