PUBLICIDADE

Proposta de novo eixo da ferrovia Norte-Sul beneficia Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso sedia nesta sexta-feira o Workshop Desenvolvimento da Região Brasil Central. O objetivo do evento, que reunirá em Cuiabá autoridades, consultores e especialistas em logística de transportes, geopolítica e meio ambiente, é a elaboração de um plano que identifique e priorize projetos estratégicos na área de transportes para a região Centro-Oeste. A iniciativa é do Governo do Estado, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e SEBRAE, com o apoio do Poder Legislativo.

Além do Plano de Desenvolvimento da Infra-Estrutura, os debates terão como foco a necessidade de conscientizar os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo sobre a importância do desenvolvimento da região e a função estratégica do Eixo Setentrional da Ferrovia Norte-Sul. Este eixo pode impulsionar decisivamente a economia regional, ligando Açailândia (MA), Miracema (TO), Santana do Araguaia (PA) e os municípios mato-grossenses de Vila Rica, Querência, Gaúcha do Norte e Lucas do Rio Verde.

Para o presidente da AL, deputado Silval Barbosa (PMDB), os debates contribuirão muito para aprofundar os conhecimentos das classes política e empresarial sobre a logística de transportes, ponto vital para o crescimento da economia e a conseqüente melhoria da qualidade de vida da população. “Mato Grosso tem o maior potencial do país em termos de expansão da produção agropecuária e extrativa mineral. Tem perspectivas concretas de incorporar novas áreas ao processo produtivo e só precisa equacionar a logística de transportes”, disse.

Segundo Silval Barbosa, a região Centro-Oeste já conseguiu consolidar a primeira “onda” do desenvolvimento, que consiste na produção em grande escala de excedentes de produtos básicos. “Chegou a hora de enfrentar o desafio de viabilizar novas alternativas nos modais ferroviário e rodoviário – garantindo custos menores e competitividade maior -, ao mesmo tempo em que avança na industrialização”, justificou Silval.

PROGRAMAÇÃO – O evento terá início às 8h. Após a abertura solene, o ciclo de palestras começa às 9hs, com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Luís Antônio Pagot, que vai falar sobre “Cenário econômico na área de abrangência da ferrovia”. Às 10h30, o economista Paulo Rabelo de Castro, da RC Consultores, fala sobre “Economia Regional e Transporte”. Depois dele, às 11h15, o administrador de empresas Olivier Roger Sylvain Girard – da consultoria Trevisan Associados – vai enfocar “Estudo sobre a logística do Brasil Central”.

No período da tarde, o seminário prossegue com a palestra do economista Vande Lage Magalhães, diretor da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTT) que terá como tema “Região Brasil Central e infra-estrutura para seu desenvolvimento”. Depois dele, o engenheiro José Francisco das Neves, da Valec Engenharia, Construção e Ferrovias S. A., falará sobre a Ferrovia Norte-Sul. Em seguida, o superintendente de Infra-estrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), economista João Carlos do Couto Cavalcanti, fala sobre “O papel do BNDES no desenvolvimento da infra-estrutura de transporte”.

Logo após, às 16hs o almirante José Ribamar Miranda – vice-presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Cargas (ANUT) fará palestra sobre “Logística de transportes: obstáculo ao desenvolvimento sustentável do agronegócio”. “Desenvolvimento sustentável” será o tema do ex-presidente do IBAMA, Eduardo Martins – hoje na Elabore Consultoria. Às 17h30 começa a explanação do presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), Marcos Sawaya Jank, com a temática “Brasil Central – mercado internacional de grãos e logística de transportes”. Finalmente, às 18h15, terá início a última palestra, do diretor da Faculdade de Economia da UFMG, Clélio Campolina, que abordará “Região Brasil Central: potencial de nova configuração macroeconômica espacial do Brasil”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE