Dez novas cultivares de feijão estão sendo testadas pelo Centro de Pesquisas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em Sinop. As variedades pertencem aos grupos de feijão mantegão, preto e carioca, e já estão na segunda fase de experimentação.
O objetivo, segundo o agrônomo Marcus Lacerda, é buscar a adaptação e climatização das novas cultivares na região de Sinop. “Algumas espécies são mais resistentes às pragas e doenças. Outras possuem as vagens que não se curvam, evitando assim que encostem no chão resultando em uma maior produtividade”, explica.
As novas variedades foram desenvolvidas pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – e muitas delas ainda não estão sendo comercializadas.
Entre as espécies que está tendo ótimos resultados de adaptação e rendimento é o Uirapuru, que pertencer ao grupo do feijão preto. Os 550 gramas de sementes plantadas tiveram uma produção de 19,16 quilos, com uma projeção de 34 sacas pro hectare.
As cultivares foram tratadas e apresentaram redução no uso de agrotóxicos e ocorrências de pragas e fungos. A primeira área de experimento foi colhida e outra está em teste. Todos os resultados devem ser enviados à Embrapa que continuará o melhoramento das variedades.
Com objetivo de expandir os testes e proporcionar culturas mais produtivas, experimentos também estão sendo desenvolvidos em um campo experimental no município de Santa Carmem (33 km de Sinop). A Empaer também estuda a implementação de um campo experimental na Gleba Mercedez 5, para incentivar os produtores à produção de feijão, levando novas variedades que apresentem resultados positivos.