O possível fechamento das unidades do Sine – Sistema Nacional de Emprego – em Mato Grosso, pode deixar de atender, em média, 4 mil pessoas por mês somente em Sinop. Segundo o posto do município, mais de 200 pessoas são atendidas por dia no balcão de empregos, encaminhamento de seguro desemprego e emissão de carteiras de trabalho.
Em 2005, 44 mil pessoas foram atendidas pela unidade. Só por telefone foram 6.289 atendimentos. O número superou 2004, quando 24.904 trabalhadores foram atendidos.
O fechamento das unidades foi cogitado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O motivo seria o vencimento do convênio para repasse de recursos, entre o Governo do Estado e Ministério do Trabalho e Emprego.
Um novo convênio deve ser assinado até março, mas, segundo a secretaria, o Ministério propôs a prorrogação do convênio de mais dois meses, sem repasse de recursos, prazo este em que os Estados fariam a prestação de contas do exercício. Mas a Setecs alega que já está com toda a documentação pronta para prestar contas, e que não tem recursos suficientes para manter os postos.
No ano passado também foi cogitada a paralisação dos serviços, após um atraso nos repasses por quatro meses. Algumas unidades chegaram a fechar as portas por 24 horas.