PUBLICIDADE

Unemat recupera córrego e refloresta reserva em Sinop

PUBLICIDADE

Aproximadamente 7 mil mudas já foram cultivadas em um viveiro, criado pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), na reserva do campus de Sinop. O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2004 por professores e acadêmicos da universidade. A coordenadora do projeto, Valquíria Carvalho, relata que as mudas servirão para recuperar a lateral do córrego Marlene, que fica na reserva, e outras áreas que estão danificadas. Ela explica que as mudas são de espécies nativas, como Jatobá, Jambo e Ingá. Cerca de 100, dos 900 metros da margem do córrego já foram reflorestados.

No ano de 2004 uma parte da reserva foi danificada com a invasão de 18 famílias. Árvores foram queimadas e ainda não se recuperaram. Após o conflito a equipe está acompanhando o desenvolvimento e o crescimento das plantas e do córrego. Um acompanhamento com espécies de abelhas também está sendo feito na reserva. Além dos enxames já existentes na mata a equipe coleta abelhas nas residências e transfere para o local. A coordenadora explica que os insetos auxiliam no processo natural de recomposição da mata.

Outro projeto que está sendo cogitado pela universidade é a recuperação e reflorestamento da continuidade do córrego, o Ribeirão Neuza. Valquíria Carvalho ressalta que o ribeirão deságua no rio Curupi, e possui trechos muito prejudicados. “Grande parte do escoamento e vazão da água das chuvas da cidade vai para o córrego”, enfatiza. “Também vamos tentar viabilizar com estudantes e a sociedade a limpeza do córrego, pois a vasão da água da cidade traz muito lixo para a reserva”, salienta.

O projeto visa a implementação do Parque Ecológico na Reserva R7. Futuramente o local pode se tornar um dos pontos turísticos do município, se tornando um dos cartões de visita para desfrutar dos recursos naturais no município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE