As obras do projeto Casa Brasil continuam a todo vapor no campus da Unemat em Sinop. Desde o início de janeiro os trabalhos transcorrem em velocidade para que a inauguração do espaço ocorra em março.
Depois de pronta, a Casa Brasil irá abrigar um telecentro com 20 computadores que funcionarão através de software livre, além de um auditório com 50 lugares e laboratório multimídia, biblioteca e oficina de rádio.
As atividades desenvolvidas na Casa serão programadas e definidas por um conselho gestor que terá ampla participação de segmentos da comunidade como associação de moradores, ONG’s e entidades dos movimentos sociais.
Em nova visita a Sinop, o Coordenador Regional do Casa Brasil Antônio Teixeira, visitou as obras no campus e se disse otimista quanto à conclusão dos trabalhos. “ Acho que até o mês de março devemos inaugurar a Casa, e a partir daí, daremos prosseguimento a montagem da direção e demais procedimentos”, afirma.
A Casa Brasil
O projeto Casa Brasil tem como objetivo criar um equipamento público com diversos módulos em que se realizam atividades dos temas “Inclusão digital e Sociedade da Informação”. Nesse espaço, as pessoas podem fazer uso intensivo das tecnologias da informação e da comunicação. Isso irá capacitar os segmentos excluídos da população para a inserção crítica na Sociedade do Conhecimento, buscando superar e romper a cadeia de reprodução da pobreza.
As atividades desenvolvidas no espaço serão gratuitas aos participantes organizações como a Central Única de Favelas – CUFA e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST já manifestaram interesse em firmar parceria com o projeto.
Informações adicionais sobre o funcionamento da Casa Brasil podem ser obtidas através do site www.brasil.gov.br/casabrasil.