A partir de maio o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passa a funcionar em nova sede em Sinop. O novo prédio começou a ser construído em agosto do ano passado, na avenida das Figueiras, e proporcionará um maior espaço e conforto para os contribuintes e segurados. O chefe da agência de Sinop, Sérgio Toledo, disse que a nova sede não resolverá o maior problema enfrentado hoje, que é a falta de servidores.
“A nova sede proporcionará mais conforto aos segurados, mas não agilizará os trabalhos, já que o que o quadro de funcionários não aumentará”, salienta. Ele relata que no último concurso foram destinados mais servidores somente para Cuiabá, e que não há previsão de mais vagas para Sinop.
Hoje, a agência conta com 10 funcionários e atende, em média, 150 beneficiários por dia. Além de Sinop, segurados de Nova Mutum, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Cláudia, Tapurah e União do Sul, também tem que se deslocar até a agência para encaminhar a documentação para receber a aposentadoria.
Já na parte da arrecadação Sinop atende 36 municípios de todo o Nortão, desde Nova Mutum a Alta Floresta. Toledo também relata que muitas pessoas chegam cedo na agência, com receio de não ser atendidos, mas os nossos atendimentos só começam ao meio-dia. “As pessoas não precisam vir antes do horário, porque todos serão atendidos, podendo ser prolongado o horário de atendimento para atender a todos”, conclui.
Atualmente o INSS funciona na avenida Julio Campos em frente à rodoviária.