O período da piracema (reprodução dos peixes) no Nortão termina em 45 dias e poucas apreensões foram efetuadas pela equipe de fiscalização da regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) de Sinop. Segundo o gerente Márcio Cavalcanti, as equipes não estão encontrando muitos infratores nos rios da região.
“As pessoas estão cada vez mais se conscientizando sobre a importância da piracema”, disse, ao Só Notícias. No início das fiscalizações foram apreendidas 580 quilos de pescado, sendo 230 em Lucas do Rio Verde e 350 em Nova Mutum. Os peixes estavam em estabelecimentos comerciais que não comunicaram o estoque à secretaria.
Também foram apreendidos 20 redes e 2 mil metros de espinhéis. Mas ninguém foi autuado por pesca ilegal. Até o dia 28 de fevereiro só será permitida pesca com vara ou linha de mão.
A piracema começou no dia 03 de novembro em todo o Estado e tem como objetivo garantir o período de reprodução dos peixes. Os pescadores profissionais recebem seguro desemprego neste período devido a paralisação da atividade.