Depois da confirmação de 18 focos de ferrugem asiática em áreas experimentais no Nortão, foram registrados mais 3 casos em fazendas. Os dados são da Fundação Rio Verde, entidade integrante de Consórcio Antiferrugem, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Dos 03 focos da doença, 02 estão em plantações no município de Lucas do Rio Verde, e 01 em Tapurah. “A ocorrência de muita chuva nas duas últimas semanas pode acarretar na disseminação da ferrugem nas propriedades”, explicou o coordenador de fitossanidade da Fundação, Mauro Natalino da Costa.
“Mas sabemos que além dos três já confirmados existem mais plantações contaminadas. Acontece que os produtores estão mais tranqüilos no controle e manejo correto, e acabam não comunicando a fundação”, acrescentou.
Os 18 focos foram registrados nos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte e Nova Mutum, em áreas que foram plantadas antecipadamente com objetivo de detectar a presença do fungo antes de contaminar as lavouras comerciais.
Na fase R5 (fase de enchimento dos grãos) as plantas são mais suscetíveis e o aparecimento da ferrugem é quase inevitável.