O trânsito na região de Sinop está mais violento este ano, de acordo com a estatística do Corpo de Bombeiros. De janeiro até a primeira quinzena deste mês, 35 pessoas morreram, no perímetro urbano de Sinop, BR-163 (área do município) nas rodovias de acesso a Santa Carmem, Vera, Juara e Cláudia. Em 2006, foram 32 óbitos. Em 2005, 18. Os números são de vítimas que faleceram no local do acidente. As que faleceram no PA e hospitais não foram contabilizadas. Junho lidera o quadro de ocorrências com 8 vítimas fatais. Em abril foram 5 e, em janeiro, outras 5. Em outubro 4.
Segundo a corporação, entre janeiro a dezembro, ocorreram 576 acidentes motociclísticos. Apenas em outubro contabilizaram-se 61.
Para carros, 65 registrados. 135 pedestres foram atropelados, além de 29 ciclistas. Ao todo, somam-se 805 ocorrências atendidas pelos bombeiros de Sinop.
Na cidade, os acidentes ocorrem com maior freqüência durante os horários de pico, às 7h, 11h, 13h e às 17h, e em vias onde se concentram grande fluxo de pessoas. O excesso de velocidade também é apontado como uma das causas para o aumento no número de vítimas fatais.