O advogado Ricardo Monteiro entrou com pedido de afastamento da juíza Virginia Viana Arrais, da comarca de Claudia (90 km de Sinop), do processo contra os delegados de Polícia Civil Richard Damasceno, de Sinop, e Helena Yloise de Miranda, de Cláudia. Segundo a Vara Única, a defesa alegou que a opinião da magistrada poderia influenciar nas decisões. O recurso deve ser avaliado pela própria juíza, que retorna de férias em janeiro. Ela também pode encaminhar para julgamento do Tribunal de Justiça.
Neste período, o juiz de Sinop, Paulo Martini, assume o processo. Ele deve avaliar a defesa prévia dos delegados, que tramita no Ministério Público, e definir se aceita ou não a denúncia contra os dois, de receberem propina do esquema do jogo do bicho controlado por pessoas ligadas a João Arcanjo Ribeiro (preso em Campo Grande). Também está sendo analisado o pedido de liberdade provisória de René Robert Lima, também denunciado no esquema.
No último dia 6, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou, por unanimidade, habeas corpus para Richard Damasceno Lage e Helena Yloise de Miranda. Eles estão presos desde 16 outubro, em Cuiabá. A defesa ainda poderá tentar, no Tribunal de Justiça, um novo recurso (embargo declaratório) para tentar colocar os delegados em liberdade, ou recorrer ao STJ – Superior Tribunal de Justiça-.