O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) contabilizou, até esta quarta-feira, 1.808 votos para as eleições da entidade. Em todo o Estado, 6.200 estão aptos a votar. O CRC é a primeira entidade do Estado a realizar eleições exclusivamente via internet para renovar um terço de seus representantes. O presidente do CRCMT, Ironei Marcio Santana, acredita que a classe contábil está correspondendo às expectativas. “O contabilista prova mais uma vez que está apto às novas tecnologias, exercendo democraticamente seu direito de escolher seus representantes. Esperamos que até o dia 22, todos os profissionais tenham votado”, destaca.
A votação via internet atende a resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para casos de chapa única. O contabilista utiliza uma senha de acesso, que já foi enviada pelo CRCMT via correio. O profissional também deve informar o número de seu registro e o CPF para acessar o programa de votação, disponível na página.
O procedimento para votação é simples. No site, o contabilista visualiza o nome e a foto de todos os integrantes da chapa e as opções “votar”, “branco”, e “nulo”. Encerrado o processo, o contabilista deve imprimir o comprovante de votação. Mas, para votar, é necessário que o contabilista esteja em situação regular quanto a débitos de qualquer natureza e com o registro ativo no conselho. Ao contabilista que não votar e nem justificar a ausência, será aplicada multa de 30% do valor da anuidade.
O prazo das eleições se estende até às 18 horas do dia 22.