O advogado Ricardo Monteiro prevê entregar, na próxima semana, para a juíza Virgínia Viana Arrais, de Cláudia (90 km de Sinop), a defesa dos delegados de Polícia Civil Richard Damasceno (Sinop) e Helena Yloise de Miranda (Claudia), presos mês passado, durante a operação Arrego, acusados de terem recebido suborno do jogo do bicho.
Segundo Monteiro, vários pontos serão questionados para esclarecer a denúncia do Ministério Público contra os dois. Ele pondera que Richard e Helena apenas cumpriam ordens de superiores na realização de operações.
Já o MP apresentou para a Justiça escutas telefônicas onde são mencionados nomes dos delegados e supostos repasses de dinheiro para que concorrentes de João Arcanjo -que, mesmo preso em Cuiabá, comandava os jogos do grupo Colibri- fossem presos. As suspeitas surgiram após uma operação, em Cláudia, conduzida pelos dois, para combater o jogo do bicho.
A juíza Virginia Viana Arrais já acatou denúncia contra outros acusados de envolvimento no jogo do bicho, comandado por Arcanjo e concedeu prazo para os delegados apresentarem defesa preliminar, atendendo item do Código de Processo Penal, direcionado a funcionários públicos.
Richard e Helena permanecem presos, em Cuiabá, e tramita no Tribunal de Justiça, pedido de hábeas corpus.