A professora de língua inglesa Andréa Regina Gentilin Adão, de Sinop, foi selecionada para o Intercâmbio de Grupo de Estudos (IGE), e em abril do ano que vem viajará para Austrália, onde deve ficar por quatro a seis semanas. De Mato Grosso, irão mais três pessoas de Canarana, Cuiabá e Tangará da Serra, coordenados por um rotariano de Colíder.
O presidente do Rotary Clube de Sinop, Jorge Luiz Caetano de Cursi, explicou que os mato-grossenses ficarão em casas de famílias onde estudarão, acompanharão a rotina, os trabalhos do país, conhecerão empresas, e farão uma série de atividades programadas pelos anfitriões. “O roteiro é feito pelos australianos. Vão também passar informações da nossa cidade e país. É uma maneira de integrar os dois países”, declarou, ao Só Notícias.
Conforme o Rotary, o IGE é um programa de intercâmbio cultural entre países, patrocinado pela Fundação Rotária do Rotary International. Podem participar profissionais, principalmente em início de carreira, para conhecer as técnicas e metodologias ligadas à sua profissão, assim como a cultura e o dia a dia de povos de outros países.
A seleção para escolha da sinopense ocorreu entre agosto e setembro, com a abertura das pré-inscrições. Ao todo, conforme o Rotary, foram seis inscritos, sendo duas candidatas pré-selecionadas e encaminhadas para Cuiabá, onde passaram por uma avaliação e entrevista. Sinopenses foram selecionados pelo terceiro ano consecutivo para o intercâmbio.
Conforme o presidente, em 2006 uma pessoa foi para os Estados Unidos, neste ano uma para a Alemanha. O Rotary tem ainda um projeto de intercâmbio de jovens entre 15 a 18 anos, que ficam um ano em um país determinado.