Depois de seis dias, as cerca de 100 famílias de trabalhadores rurais que estavam protestando em Marcelândia (350 km de Sinop), em prol de regularização de terras, liberaram o tráfego na rodovia MT-320, na altura do Rio dos Patos, na entrada da cidade. Os agricultores reivindicavam urgente regularização de uma área, cujo processo se arrasta há vários anos.
O prefeito de Marcelândia, Adalberto Diamante, esteve em Brasília ontem, debatendo a situação com o ministro do Desenvolvimento Agrário. “Também conversamos com o governador, com o presidente do Incra e procuradores do órgão no Estado, sendo que ficou decidido que a ação discriminatória que envolve praticamente todo o município fosse suspensa temporariamente”, explicou, ao Só Notícias.
Segundo ele, essa ação impede toda a regularização fundiária do município. “Assim que ela for totalmente extinta, os produtores vão poder ter a escritura de suas terras e requerer benefícios como financiamentos, projetos de manejo, entre outros”, completou.
Uma nova reunião com o governador e o ministro do Supremo Tribunal Federal foi marcada para o próximo dia 07, em Brasília, para debater uma solução definitiva para o conflito no município.