PUBLICIDADE

Judiciário lança projeto para estimular reconhecimento da paternidade

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Lessa, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri, assinam hoje, convênio para viabilizar a milhares de crianças de Cuiabá o direito de ter o nome do pai na certidão de nascimento.

A iniciativa, inédita no país é intitulada projeto “Pequeno Cidadão” e tem como objetivo o reconhecimento da paternidade e o resgate da auto-estima desses meninos e meninas que não carregam em seus documentos o nome do pai.

O convênio será celebrado com a prefeitura de Cuiabá, Defensoria Pública, Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 3º Oficio de Cuiabá, Secretaria de Educação do Estado e os laboratórios São Tomé e Cedilab.

A Corregedoria-Geral da Justiça, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção – Ceja, vem realizando, desde agosto, um levantamento em escolas municipais de Cuiabá para detectar as crianças que não tem o nome do pai no registro civil. Até o momento foram identificadas 2.800 crianças nessa situação.

Para iniciar o reconhecimento de paternidade, a Corregedoria escolheu 17 escolas de uma das regionais do município. Somente nessa regional 123 audiências de conciliação serão agendadas para o mês de novembro, em que a mãe da criança e o suposto pai estarão frente a frente para solucionar esse conflito.

Nas audiências, o Poder Judiciário vai reunir num único lugar, além das partes interessadas, representantes dos laboratórios São Tomé e Cedilab, do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 3º Ofício de Cuiabá e da Defensoria Pública.

Aqueles que celebrarem o acordo para reconhecer a paternidade de forma voluntária devem deixar a audiência já com seu nome no registro civil do filho. Entretanto, nos casos em que há dúvidas sobre a paternidade os pais poderão, por meio dos laboratórios, realizar o exame de DNA no mesmo local, a um custo reduzido. Para as pessoas carentes os exames serão gratuitos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE