PUBLICIDADE

Mesmo com chuvas queimadas em Mato Grosso continuam proibidas

PUBLICIDADE

Apesar das chuvas nos últimos dias na região de Sinop, as queimadas ainda não estão sendo liberadas pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente. Segundo o supervisor da regional no município, Paulo Winter, mesmo quando o período proibitivo terminar, será necessária autorização para queimadas rurais.

O Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco) detectou, pelo satélite NOAA 15, até o último dia 10, 816 focos de incêndios em todo o Estado, ficando atrás apenas do Maranhão, que teve 821 registros. Em setembro, liderou com 9.160 queimadas. O número deixou Mato Grosso em alerta e o período proibitivo, que tinha encerrado no dia 25, foi novamente determinado pela Sema, até que as condições climáticas sejam favoráveis.

De acordo com o instituto Climatempo, o ar úmido já começa a predominar no Estado e as áreas de chuva estão se formando com facilidade. A chuva já acontece com regularidade na maior parte do Estado, porém mal distribuída. Matupá, por exemplo, acumula cerca de 100 mm de chuva nesta primeira quinzena de outubro. Já em Vera não passou de 30 mm.

A secretaria também alerta que a fiscalização continuará. Nas últimas semanas, fiscais estão vistoriando as áreas em que foram detectados focos de calor, delimitando os prejuízos causados ao meio ambiente. Se compravado que o incêndio foi intensional, o proprietário será multado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE