Começou na primeira hora deste domingo o horário de verão em dez estados e no Distrito Federal. Os relógios devem adiantar em uma hora nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida tem por objetivo reduzir o consumo de energia nos horários de pico.
De acordo com o coordenador de Monitoramento do Sistema de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica do ministério, Elizeu Pereira Vicente, haverá uma redução no consumo de energia entre 4% e 5% no horário de pico, entre 18 horas e 21 horas.
No horário de verão do ano passado a economia foi de 1,9 mil megawatts, abaixo dos 2,5 mil megawatts do verão de 2005 e dos 2,8 mil megawatts de 2004.
O Ministério de Minas e Energia estima economia de cerca de 2 mil megawatts no fornecimento de energia para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal.
Nas Regiões Norte e do Nordeste não têm horário de verão. Mas a partir de segunda-feira (15), os bancos funcionam das 9 horas às 15 horas. O horário de partidas e chegadas de vôos nos aeroportos também vão ser alterados, já que as companhias aéreas seguem o horário de Brasília.
O horário de verão se estenderá até o dia 16 de fevereiro, abrangendo 126 dias.