Com o objetivo de discutir as conseqüências do desenvolvimento econômico, social e cultural em termos de aquecimento global e as perspectivas de construção de uma sociedade sustentável, a UFMT e a Unemat realizarão, a partir de quinta-feira, o 2º Simpósio Mato-grossense da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais (SIMAMCA). O encontro será realizado no anfiteatro da Unemat em Sinop.
Através de mesas redondas, palestras, conferências, oficinas, diálogos reflexivos e exposição de painéis, serão discutidos temas como bioenergia e sustentabilidade da Amazônia mato-grossense, emissão de gases de efeito estufa, alterações climáticas, alterações ambientais e perda de espécies, aquecimento urbano, projetos de arborização,viabilidade de atividades econômicas e da extração de madeira na Amazônia, perspectivas para atividades turísticas no Norte mato-grossense, e tecnologias utilizadas para a detecção do aquecimento.
Além de professores da UFMT e da Unemat, participarão do evento pesquisadores de outros estados e representantes de órgãos públicos. Paralelamente ao simpósio, acontecerá o 3º Seminário de Formação de Educadores Ambientais.