Sem respostas para reivindicações de reintegração de posse de fazendas da região, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltou a bloquear a BR-163 esta manhã, entre Sinop e Itaúba (cerca de 50km de Sinop). A previsão era que os bloqueios só fossem retomados na semana que vem, mas, segundo uma das líderes, Neusa Elena de Souza, o movimento será mantido até receberem uma resposta concreta do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Ontem, nos reunimos com um ouvidor do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), mas até agora não recebemos nenhuma resposta concreta, então decidimos manter o bloqueio”, disse, ao Só Notícias. O tráfego deve ser liberado às 11 horas, mas a pista volta a ser bloqueada às 13 horas.
Muitos automóveis, caminhões, carretas e ônibus estão parados dos dois lados da rodovia e reclamam pela espera. Os bloqueios começaram na segunda-feira. Ontem, as famílias também invadiram a fazenda Panorama, que fica às margens da 163, na mesma região onde estavam acampados. A área é disputada há algum tempo na Justiça.
Eles cobram ainda a agilização dos processos de reintegração de posse de fazendas em União do Sul e Nova Canaã. Em Cuiabá outro grupo fez vigília em frente ao prédio da Receita Federal mas, na terça-feira, deixou o local.