Um grupo de sem terra voltou a impedir a passagem de veículos na BR-163, a cerca de 60 km de Sinop, sentido Itaúba. A previsão de liberação é às 17 horas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e orienta os motoristas que não viagem neste horário, para não ficarem nas filas. É o terceiro dia de manifestos. Desde segunda-feira, os bloqueios são feitos em horários alternados. Hoje de manhã, por exemplo, a pista ficou liberada.
Os manifestantes cobram definição para o assentamento de famílias em fazendas em Sinop, Cláudia, União do Sul e Nova Canaã do Norte. Ontem, estiveram reunidos com um representante do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de Brasília, e apresentaram as reivindicações que serão levadas à Executiva nacional.
Em Cuiabá, o movimento perdeu força. Foi encerrada ainda ontem, a vigília em frente ao prédio da Receita Federal, após a confirmação da audiência com o ministro de Planejamento, Guido Mantega, hoje às 12h.
O bloqueio da rodovia tem irritado motoristas por causar atraso nas viagens, em compromissos comerciais, entrega de produtos para empresas, dentre muitos outros casos.