Os manifestantes que cobram definição em assentamento de famílias em fazendas na região Norte voltam a bloquear a BR-163 logo mais a partir do meio-dia, a 60 km de Sinop, sentido Itaúba. A previsão, segundo a Policia Rodoviária Federal (PRF), é que o tráfego fique normalizado até o meio-dia quando famílias dos sem terra prometem interditar novamente a pista, até às 17 horas.
Inicialmente, a previsão era que o bloqueio começou na segunda-feira, fosse retomado às 10 horas. O grupo reforça uma mobilização nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que cobra mais agilidade na reforma agrária no país, com a reintegração de posse de fazendas da região e emissão de posse das áreas.
Ontem, um representante do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de Brasília, se reuniu com líderes do movimento e informou que levará as reivindicações à Executiva nacional. Após as negociações, o grupo liberou o tráfego, ao meio-dia, com promessa de retomar o protesto hoje.
Eles colocam paus e galhos de árvores no meio da pista, impedindo a passagem dos veículos. Somente ambulâncias conseguem passar.