A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) instalou nesta terça-feira, amostradores de poluentes atmosféricos no centro de Cuiabá, que medirão a qualidade do ar, analisando a quantidade de material particulado (poeiras, resíduos de queima de biomassa, fuligem, pólen), dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e dióxido de carbono existentes.
Os aparelhos foram colocados no Palácio da Instrução onde vão ficar por cinco dias, período necessário para a coleta das amostragens. Em 10 dias a Sema terá a análise destas amostragens e um primeiro levantamento da qualidade do ar em Cuiabá.
O coordenador de Recursos Hídricos da Sema, Leandro Maraschin, ressaltou que esta é uma primeira ação e que novas amostragens serão feitas em outros locais e em períodos diferentes. A meta é fazer um monitoramento constante da qualidade do ar. Com os dados em mãos, será possível estudar novas políticas e ações visando a melhoria da qualidade atmosférica.
Maraschin lembrou que este é o pior período do ano em Mato Grosso, devido as queimadas, estiagem e baixa umidade relativa do ar. Com isso, o trabalho de monitoramento também será feito no período de chuvas, para comparar as alterações. “Vamos fazer uma pesquisa para comparar com o que a Legislação vigente. O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estipula o máximo de poluição permitida e com este trabalho vamos identificar se Cuiabá está dentro deste limite”, afirmou.
Este é um trabalho novo que está sendo implementado. Os aparelhos foram adquiridos por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público. Dois químicos da Sema, Sérgio Batista Figueiredo e Osmar da Cruz Nascimento, foram capacitados para operar os amostradores.
Os amostradores foram ligados às 11h desta terça. A cada 24 horas o filtro será substituído e as soluções absorventes de gases serão substituídas. O filtro anterior é pesado, para verificar a quantidade de particulado retido e as soluções analisadas em laboratório. Serão cinco amostragens, para poder verificar a variação. A previsão é que até o dia 28 seja divulgado o primeiro resultado qualitativo do ar da Capital.