PUBLICIDADE

Chuvas podem chegar esta semana no Nortão e ‘liberar’ plantio

PUBLICIDADE

Produtores de todo o Nortão estão na expectativa das primeiras chuvas, esta semana, para começarem o plantio da soja. A previsão, de acordo com informe da Defesa Civil do Estado, é que chova a partir desta terça-feira em algumas regiões do Estado. No ano passado, as primeiras chuvas caíram no Nortão no dia 15 de setembro.

Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop, Nova Mutum estão na espera das chuvas para começar a plantar. Em Lucas, muitas lavouras estão prontas para receberem as sementes, dependendo apenas de uma boa chuva. O vazio sanitário, período em que o plantio é proibido no Estado para evitar focos de ferrugem asiática nas lavouras, terminou no último sábado, liberando o início da safra. A projeção é que sejam cultivados 220 mil hectares, mesma área do ano passado.

Segundo a secretaria de Agricultura, Luciane Copetti, nesta safra, muitos produtores devem investir no plantio da soja precoce, para amenizar prejuízos com pragas e doenças, principalmente a ferrugem asiática, além de viabilizar o plantio do milho em janeiro. Os produtores querem reverter a situação deste ano, quando faltou chuvas para formação das espigas e muitas lavouras foram prejudicadas.

Outro problema enfrentado na região, enquanto as chuvas não chegam, é a baixa umidade do ar, que se aproximou de 20% em alguns dias, sendo que o recomendável é estar acima de 60%. O aumento nas queimadas e, conseqüentemente, de fumaça, além do tempo seco, acabam propiciando o aumento de problemas respiratórios na população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...

Governo de Mato Grosso divulga feriados e pontos facultativos de 2025

O governo de Mato Grosso divulgou, hoje, a relação...
PUBLICIDADE