PUBLICIDADE

Sinop: 5 mil prestigiam inauguração da Catedral

PUBLICIDADE

Uma emociononante solenidade marcou, neste domingo de manhã, a inauguração da Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Sinop, a primeira da região Norte. A solenidade marca os 25 anos da diocese e a primeira visita oficial a Sinop de um Núncio Apostólico no Brasil, que é o representante do Papa no pais. O núncio Dom Lorenzo Baldisseri fez a bênção das portas, do altar, das cruzes e entregou as chaves da catedral do bispo diocesano Dom Gentil Delazari. Na entrada principal e no altar foram colocadas relíquias – uma delas uma pedra do túmulo do apóstolo Pedro- que foram enviadas pelo Vaticano.

Veja fotos da inauguração da catedral

A solenidade começou na praça Plinio Callegaro, onde milhares de fiéis da região Norte saudaram o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldiseri, os bispos de Sinop, Cuiabá, Rondonópolis, Diamantino, Cáceres, Barra do Bugres, Paranatinga e de Criciúma (SC).
O núncio, em seu discurso, elogiou o empenho “dedicação, amor, carinho de todos os irmãos que muio trabalharam para edificar esta Casa do Senhor e apresento-lhes uma saudação especial do Santo Padre, Bento 16”, declarou, fazendo agradecimento a acolhida da população e elogiando “as belezas desta cidade”. O núncio também fez menção especial ao padre João Salarini, falecido há uma semana, e que foi o principal idealizador e esteve na linha de frente da construção da catedral de Sinop.
No sermão, na santa missa, ele também lembrou o primeiro bispo de Sinop, Dom henrique Froelich, falecido há cerca de 6 anos.

O prefeito Nilson Leitão agradeceu a presença do núncio e pediu apoio para que ajude a defender esta “região amazônica de bravos desbravadores, trabalhadores que, com muita fé e esperança, construíram cidades e não podem sempre serem vistos como os que não protegem o meio ambiente”.

O bispo Dom Gentil Delazari agradeceu a todos que colaboraram para fazer a catedral, a população, aos governos e as diretorias que muito se empenharam para “tornar este sonho realidade”.

Mais de 5 mil pessoas estiveram na catedral. Eles saíram em procissão da praça Plinio Callegaro. Mais de 30 padres, 8 bispos e lideranças políticas participaram.
A santa missa durou cerca de duas horas e teve um rito especial.
Antes, foi lido um histórico das obras que iniciaram há 3 anos. Mais de R$ 3 milhões foram investidos na catedral, que tem capacidade para 2.500 pessoas sentadas.
Na catedral, em frente dela e na praça, estiveram cerca de 5 mil pessoas. Uma queima de fogos, às 20:00h, encerrou a festa.

As obras continuam. De acordo com o presidente da comissão, Mauri Rodrigues de Lima (ex-secretário municipal de Obras e Finanças), 90% da catedral foram concluídos.
Nos últimos 4 meses, o ritmo foi intensificado com a pavimentação do estacionamento, instalação da iluminação pública. Também foi feito e a jardinagem.

Em homenagem a padre João Salarini, que foi sepultado ao lado da catedral, seu nome foi colocado na praça em frente a catedral. Aliás, foi ele quem plantou praticamente todas as flores e árvores.

Participaram das solenidades os prefeitos Nilson Leitão (Sinop), Manuel Messias Sales (Feliz Natal), José Humberto Macedo (Guarantã do Norte), Maria Izaura Dias (Alta Floresta), o vice-presidente da Assembléia Legislativa, Dilceu Dal Bosco, a presidente da Câmara de Sinop, Sineia Abreu, o secretário estadual de Esportes, Baiano Filho, o vice-prefeito Aparecido Granja, ex-prefeitos de Sinop, dentre outras lideranças

(Atualizada às 20:22h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é condenado por matar companheira no Nortão e seguirá em prisão domiciliar

O Tribunal do Júri condenou Marcelo Aparecido Martins por...

MPF denuncia motorista de caminhão preso com arsenal de armas em Mato Grosso

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um homem por...

Tribunal mantém pena de homem condenado por homofobia no Nortão

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a...
PUBLICIDADE