As ações desenvolvidas pela prefeitura, Sindicato Rural, Ministério Público, Ongs e empresas, em propriedades rurais de Lucas do Rio Verde, por meio do projeto ‘Lucas do Rio Verde Legal’, serão apresentadas em Sinop, nos próximos dias 12 e 13, durante o 2º Seminário Regional de Recursos Hídricos de Mato Grosso – Região Amazônica.
A viabilidade do trabalho na região, para a preservação e recuperação de APPs – Áreas de Preservação Permanente – será o foco principal, segundo a secretária de Agricultura, Luciane Copetti.
O projeto vem sendo executado em Lucas do Rio Verde desde dezembro. A primeira etapa já foi concluída, com um diagnóstico das cerca de 700 propriedades, em que foram detectadas 694 nascentes na zona rural do município. A próxima fase começou nos últimos dias, com a criação de um plano de recuperação das APPs.
No último dia 17, foi assinado um decreto municipal definindo as áreas de preservação como prioritárias para a ação governamental e, ainda, o isolamento e proibição da atividade agropecuária dentro dos seus limites a partir da próxima safra. Ontem, engenheiros agrônomos se reuniram e começaram a definir o plano, visando a conscientização dos produtores.
O seminário começa no dia 12, às 19h30, tendo continuidade no dia 13, das 08 às 18 horas, na câmara.