O advogado Cláudio Pimentel, que defende a família de uma das vítimas do acidente da Gol, em que 154 pessoas morreram em setembro do ano passado, no Norte de Mato Grosso, classificou como “descaso total com a justiça brasileira”, a ausência dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paladino na primeira audiência do caso, esta tarde, na Justiça Federal em Sinop. Eles serão julgados à revelia.
Veja fotos da audiência clicando aqui
A defesa dos réus havia solicitado do juiz federal Murilo Mendes para que ambos fossem ouvidos nos Estados Unidos, entretanto o pedido acabou indeferido duas vezes e serão representados por seus advogados.
“Eles tinham se comprometido a comparecer aos atos processuais sempre que chamados. Logo no primeiro ato não compareceram em uma demonstração de descaso total com a justiça brasileira”, declarou.
Quanto a alegação do advogado de Lepore e Paladino, que teriam assinado documento – após terem passaportes retidos sem saber o que estava escrito comprometendo-se em participar de todas as audiências, Pimentel disse que o argumento não é consistente. “O habeas corpus foi impetrado visando a liberação deles e nele se comprometiam, desde a comparecerem nos atos processuais. O fato de terem assinado este documento, segundo alegam os advogados de defesa, sem saber o que estavam lendo, não corresponde a verdade”, argumentou.
O advogado ainda reiterou que “a ausência dos pilotos ofende as famílias e a justiça brasileira, porque eles se comprometeram perante o TRF que compareceriam a todos as atos processuais que fossem chamados. Logo neste primeiro, que seria a oportunidade de fazerem verbalmente sua defesa. Já não compareceram, demonstra que não virão a nenhum outro ato. Por isso, entendemos que seria necessária a decretação da prisão preventiva”, salientou.
O processo correrá à revelia. Testemunhas de acusação e defesa devem ser convocadas para futuras oitivas, até ser expedida a sentença final do juiz Murilo Mendes.
Nesta terça-feira, em Sinop, serão ouvidos controladores de vôo que trabalharam no dia do acidente.
Leia mais
Ausência de pilotos não influenciará no andamento de processo, diz procurador
Sinop: advogado recorrerá para pilotos deporem nos EUA sobre acidente com boeing
Sinop: advogado pede prisão de pilotos americanos mas juiz nega
Sinop: sem pilotos começa 1ª audiência da queda de boeing onde 154 morreram