PUBLICIDADE

Nova Mutum liderou desmatamento em junho

PUBLICIDADE

Diferente dos números do Estado onde houve redução na área desmatada, pela primeira vez no ano Nova Mutum aparece entre os municípios que mais devastaram. Foi o primeiro do ranking, em junho, responsável por 17% da área derrubada em território mato-grossense. Foram 8,1 quilômetros quadrados, de acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).

Outros municípios do Nortão estão na lista dos dez maiores desmatadores, entre eles Marcelândia, com 6,1 km; Feliz Natal teve 4,4 km; Nova Bandeirantes, 2,6 km; Nova Ubiratã 2 km e, Itaúba, com 1,9%. Em todo o Estado foram derrubados 46 quilômetros quadrados de mata em junho.

Desde agosto do ano passado, Mato Grosso teve queda de 60% na área desmatada. Atingiu 2.436 quilômetros quadrados, enquanto que, no mesmo período, no ano anterior, 6.086 quilômetros. A maioria em propriedades rurais não cadastrados no sistema de licenciamento ambiental (SLAPR), em assentamentos de reforma agrária e em Áreas Protegidas, que representou 70% do total desmatado.

Terras indígenas no Parque do Xingu foram as mais atingidas no período, com
1,82 quilômetros quadrados de florestas derrubadas.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Moraes Filho, disse, após ler a reportagem em Só Notícias, que os desmatamentos foram feitos em várias pequenas áreas, com abertura de clareiras para instalação de aviários. “Dos 957 mil hectares nós temos 40% de mata. Nova Mutum está ambientalmente correto”, enfatizou.

(Atualizada às 08h22)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE