PUBLICIDADE

Pioneiros da televisão em Mato Grosso são homenageados

PUBLICIDADE

Emoção e saudosismo marcaram nesta terça-feira (07.08) a abertura da exposição da Semana da Televisão, com o tema “A Televisão em Cuiabá: do pioneirismo ao profissionalismo”, que acontece no Arquivo Público de Mato Grosso até o dia 10 (sexta-feira).

Sete precursores da televisão em Cuiabá foram homenageados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sad) e do Arquivo Público de Mato Grosso, com uma placa comemorativa, pelos relevantes serviços prestados na Implantação da Televisão em Mato Grosso. São eles: Antonieta Ries Coelho, Eugenio de Carvalho, Elita Lopes Gardez, Laís Paes de Barros, Paulo Zaviasky, Oraldo Costa Marques e Benedito Costa Marques.

O objetivo da exposição é mostrar a história da televisão em Mato Grosso, desde os primórdios, as pessoas que trabalharam na sua implantação e como tudo começou. Em Cuiabá, a primeira transmissão ocorreu no dia 13 de fevereiro de 1969. Porém a campanha para que se instalasse uma retransmissora aqui em Cuiabá teve início em 1964, e foi liderada pela jornalista Antonieta Ries Coelho. O Grupo Zahran entrou como financiador e a condição para a instalação da retransmissora era que se vendesse, pelo menos, 1.500 televisores.

Durante a abertura, Antonieta contou como conseguiu trazer a televisão para Cuiabá e como, sem querer, se transformou em diretora de televisão. “Eu nem sabia como era, mas pensei, quem inventou a televisão também não sabia como ia ser a programação, quem fez a primeira programação também não sabia como ia fazer e fez, então eu também sou capaz de fazer”. Antonieta agradeceu pelo reconhecimento por parte do Governo do Estado e sentiu-se emocionada ao ver reunidos colegas de profissão, que como ela, deram início a jornada da televisão em Cuiabá.

O primeiro apresentador de telejornal em Cuiabá, Paulo Zaviaski, também agradeceu a homenagem. “É sempre bom ser homenageado, principalmente quando ainda estamos vivos para vê-las. Como cuiabano, eu fico extremamente feliz em ver que o Governo do Estado se preocupa com o resgate da história não só da televisão, mas de Mato Grosso. Cuiabá sempre foi muito tímida em homenagear seus heróis, seus valores, sua história. E ver o Governo fazendo isso é gratificante”.

Para o secretário de Administração, Geraldo de Vitto, o resgate da história sempre é importante, sempre é necessário, e a televisão faz parte do cotidiano de toda a população mundial. “Esses senhores, os pioneiros, são heróis e merecem todo o nosso reconhecimento. Devem ser vistos e levados como modelos. Por isso, é dever do Estado reconhecer aqueles que deram de si para fazer do Estado aquilo que é hoje. Este é um reconhecimento público daquilo que eles fizeram por nós”.

O secretário de Cultura de Mato Grosso, João Carlos Ferreira, que também esteve presente na cerimônia, parabenizou os pioneiros da televisão em Cuiabá e ao Arquivo Público e a Sad por realizarem o evento, resgatando a memória cultural de uma sociedade. “Isso mostra a importância de se fazer homenagens em vida. É muito bom saber que esses reconhecimentos ainda acontecem”.

O superintendente de Arquivo Público, Jose Roberto Stopa, explicou o porque de se criar a Semana da Televisão e a importância do evento. “Foi um tema escolhido por que nunca se viu alguém preocupado em lembrar dos pioneiros da televisão em Cuiabá e eles passaram por dificuldades muito maiores que hoje. Fazer história é valorizar a história com que a fez”.

Durante o evento de abertura da exposição também foi exibido um documentário produzido por alunos da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Cuiabá, intitulado “A Implantação da TV em Mato Grosso”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE