Cerca de 80 projetos de licenciamento de novos empreendimentos deram entrada, nos últimos dias, na regional da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema). Segundo o diretor Paulo Winter, os fiscais vão priorizar os trabalhos de vistorias para dar continuidade aos processos.
Ele explicou que nas últimas semanas a regional concentrou os trabalhos no cumprimento de liminares para lacre e vistoria em madeireiras em toda a região. Em todo o Estado foram 95, todas investigadas na ‘operação Guilhotina’ por possível envolvimento em esquemas de fraudes na comercialização de madeira ilegal. “Alguns desse projetos estão há mais de 20 dias parados. Então vamos buscar regularizá-los”, argumentou.
Entre as empresas que aguardam licença estão armazéns, madeireiras, revendedores de alimentos, entre outros, localizados, além de Sinop, em outros 16 municípios da região que pertencem ao pólo, entre eles Vera, Feliz Natal, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Santa Carmem.
Neste trabalho estão mobilizados cinco técnicos de Sinop e dois da capital. Após as vistorias, os projetos são encaminhados para a Sema de Cuiabá, onde são avaliados e aprovados ou não.