PUBLICIDADE

Divulgados diálogos de pilotos da tragédia com avião da TAM; leia principais trechos

PUBLICIDADE

A CPI do Apagão Aéreo acaba de divulgar os diálogos dos comandantes do avião da TAM, que bateu em um prédio, em São Paulo, no último dia 17, após pousar no aeroporto de Congonhas. Depois do vazamento dos diálogos, os deputados da CPI aprovaram, esta manhã, a divulgação dos dados. Veja os principais trechos das conversas:

O início da transcrição se deu às 18h18. O capitão faz a sua fala para os passageiros, em seguida ouve-se um barulho, como um ruído de um assovio.

Depois ouve-se um barulho como a abertura de uma porta, com a chegada de um comissário. O comissário diz que está tudo ok e pede onde estaria acontecendo o pouso. O capitão diz que já anunciou para os passageiros.

“Lembre-se nos só temos um reverso”, diz o comandante antes de pousar. “Nós só temos o esquerdo”, diz a transcrição do diálogo entre os controladores e os pilotos.

“Torre de São Paulo aqui é TAM 3054”, diz o comandante. “TAM 3054 reduza a velocidade mínima para a aproximação”, diz a torre.

A transcrição mostra a autorização da torre para o pouso do Airbus da TAM. O comandante avisa que os trens de pousos estão acionados.

O marcador de sinal externo é ouvido no canal dois. Em seguida é feita a verificação final. A transcrição mostra que a velocidade foi verificada com o piloto. A aeronave voava a 6 mil pés logo após este momento do diálogo.

A transcrição mostra que o sistema de checagem foi feito de forma completa e, em seguida, o comandante afirma que a pista foi avistada e pede as condições da pista.

A torre responde dizendo que a pista está molhada e escorregadia, de acordo com a transcrição dos diálogos.

Às 18h47, a torre diz à aeronave TAM 3054 que está com permissão para pousar, dá as condições de vento e repete que a pista está escorregadia”.

Ouve-se o som do movimento do acelerador e do aumento do barulho do motor.
De acordo com os diálogos, a aproximação de vôo é feita de forma manual.

Ouve-se um som similar a um toque na pista. E em seguida o diálogo: “Olhe isso, desacelera, eu não consigo, oh meu deus, oh meu deus, vira, vira” E há um barulho de batida em seguida..

Depois ouve-se uma voz masculina dizendo “ah não”. Som de gritos, uma voz feminina e um som de batida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE