A implantação de uma sub-delegacia do Ministério do Trabalho em Sinop será uma das prioridades para este ano. A garantia foi dada pela delegada regional do trabalho em Mato Grosso, Marilete Mulinari Girardi. Durante uma reunião com lideranças de diversos setores, ela destacou que os processos devem ser agilizados e dependem unicamente da parte burocrática.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção e Mobiliário no Norte, Vilmar Galvão, que acompanhou as discussões na semana passada, a delegada informou ainda que a sub-delegacia irá funcionar no mesmo local onde está atualmente a agência do órgão, que será estruturada. “Cobramos e ela informou que o município entra como prioridade entre as sub-delegacias que serão implantadas ainda este ano. A delegada disse que estão passando por uma organização, onde há maior necessidade de instalação”, frizou.
Sinop conta atualmente com uma agência do Trabalho com três funcionários que atendem toda a região, de Nova Mutum a Novo Progresso no sul do Pará, em uma lacuna de mais de 50 municípios e 800 mil trabalhadores.
Cidades com maior infra-estrutura, como Rondonópolis, já contam com uma sub-delegacia. A implantação da unidade significa melhorar uma estrutura de atendimento no Estado que não recebe alterações há 40 anos.
Mulinari frizou ainda que o ministério deve discutir o fechando de algumas sub-delegacias no país, onde não haja mais necessidade da permanência, de acordo com Galvão.