Lançada hoje de manhã, durante inauguração das obras de ampliação na promotoria de Justiça, a primeira campanha do Ministério Público voltada para área da cidadania no município – ‘Não dê Esmola, Dê cidadania’. O promotor Marcelo Caetano Vacchiano lembro que o trabalho está sendo realizado em Cuiabá e que “a realização de campanhas educativas e a ampliação de nosso espaço físico certamente trarão reflexos na melhoria da qualidade do atendimento a sociedade”, disse o promotor.
A cerimônia também foi marcada pelo testemunho do ex-morador de rua, Silvestre de Oliveira Marques. Em seu depoimento ele demonstrou a todos os presentes a importância da atuação do poder público no resgate da dignidade da pessoa humana. “Depois de 2 anos passando fome, frio, dor, e o pior, sofrendo diversas humilhações, encontrei no Lar Santa Izabel o caminho de volta para uma vida digna, acredito que se tivesse tido antes a orientação e ajuda por parte da sociedade, não teria passado por tanto sofrimento, é louvável essa atitude do Ministério Público” declarou.
Segundo a promotora de Justiça e coordenadora da comarca, Audrey Thomaz Ility, merece destaque a importância dos promotores que atuam nos juizados especiais criminais, onde são julgados os delitos de menor potencial ofensivo, ao proporem penas pecuniárias nas transações penais a fim de que as verbas sejam destinadas a entidades filantrópicas. “Isso já foi feito com o Lar Santa Izabel e tem mostrado resultados positivos”, acrescentou.
A prefeita Maria Izaura Dias Alfonso enfatizou que “hoje sentimos que podemos contar com a parceria de uma instituição que ao longo dos anos se esforça para garantir que os direitos sociais desse povo tão sofrido sejam garantidos”.
O procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, disse que a grande realização do Ministério Público não consiste apenas na ampliação das Promotorias, “o que buscamos é dar condições aos nossos membros de melhor atender o cidadão e, ainda, trabalhar no resgate da identidade do ser humano que, hoje por ironia do destino ou por falta de estrutura, se encontra entregue à própria sorte; e são com campanhas como essa que pretendemos atingir nossa meta”.