PUBLICIDADE

Promotoria e entidades fazem campanha para reduzir queimadas no Nortão

PUBLICIDADE

Mais uma ação visando reduzir queimadas será desenvolvida hoje, em vários municípios do Nortão. Promotores de Justiça, policiais militares, bombeiros, prefeituras, Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), entre outros órgãos, farão um movimento com planfletagem e adesivagem.

Em Sinop, a equipe está na área central da cidade fazendo adesivagem em carros e distribuindo panfletos. Soldados do Corpo de Bombeiros e voluntários estão auxiliando.

Em Alta Floresta, a mobilização começou na Praça Cívica e, à tarde, voltará a ser feita entre 17h e 18h30. “O Ministério Público quer evitar os danos ambientais, não pode apenas fazer a repressão depois que os danos já foram feitos”, destacou o promotor Marcelo Vachiano.

Uma série de ações estão sendo desencadeadas na região de Alta Floresta para evitar crimes ambientais. Segundo Vachiano, pecuaristas foram notificados para não utilizar fogo na limpeza de pastos e, caso a propriedade registre queimadas, os proprietários serão responsabilizados administrativa, civil e penalmente.

Donos de lotes urbanos também foram notificados judicialmente para manterem seus terrenos limpos, evitando o uso de fogo, e madeireiros foram acionados porque estariam ateando fogo nos resíduos de sua produção.

No primeiro semestre, foram cerca de 2.631 focos de calor no Estado. Lideraram Nova Ubiratã (168km de Sinop), Feliz Natal, Querência, Tapurah, Tabaporã, São José do Rio Claro, Santa Carmem e Sinop. Somente na regional de Alta Floresta, foram 440 focos nos primeiros seis meses.

(Atualizada às 10:12hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE