PUBLICIDADE

Municípios que mais queimaram este ano estão no Nortão

PUBLICIDADE

Nova Ubiratã (168km de Sinop) lidera o ranking dos municípios mato-grossenses onde foi detectado o maior número de focos de queimadas. De primeiro de janeiro até a segunda-feira (25) foram 276, de acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em segundo aparece Feliz Natal, com 230. Querência está em terceiro com 218. Tapurah tem 187 registros. Tabaporã com 152, São José do Rio Claro com 94 e Santa Carmem com 89. Em Sinop, o levantamento aponta 58 focos.
Ao todo, Mato Grosso registrou, no período, 2.631 focos e segue na liderança do ranking nacional.

Para o comandante do corpo de bombeiros em Sinop, major Átila Wanderley da Silva, a falta de conscientização ainda predomina e se torna uma das principais causas. Em média, segundo ele, são recebidas diariamente entre 20 a 25 ligações, denunciando queimadas.

“Muitas vezes as pessoas queimam por achar que o fogo limpará a área rapidamente. Mas o que acontece é que perdem o controle da situação. É primordial que as pessoas não façam queimada, seja no perímetro urbano e como em áreas de chácara, onde está grande parte dos registros. Todas as denúncias feitas passam por uma triagem e são selecionadas, pois não há como deslocar a viatura para todos os pontos”, destacou.

Ainda conforme o comandante, atualmente o combate a queimada no município é feito apenas com um veículo dos bombeiros, cuja capacidade é de 6 mil litros de água. A partir da primeira quinzena de julho, um caminhão pipa deve reforçar o trabalho. Ele será contratado via pregão pela SEMA de Cuiabá, e ficará em Sinop até setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE