A decisão do juiz federal de Sinop, Murilo Mendes, em marcar os interrogatórios dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, no Brasil, ainda aguarda avaliação do Ministério da Justiça. Só Notícias apurou que a ação deve atender aos requisitos do Acordo de Assistência Judiciária em Matéria Penal, firmado entre o Brasil e os EUA. Caso atenda as exigências, os pilotos serão intimados e ainda poderão entrar com recurso.
Eles respondem por homicídio culposo, quando não há intenção, no processo do maior acidente da aviação brasileira. Joseph e Jan pilotavam o jato Legacy que acabou colidindo com o boeing da Gol, no dia 29 de setembro, no Nortão do Mato Grosso. Todos os 154 ocupantes do boeing morreram. O jato conseguiu fazer pouso forçado na base aérea do Cachimbo.
A audiência dos americanos foi marcada para 27 de agosto. Caso a decisão for favorável e os dois não comparecerem às audiências, pode ser decretada a revelia no processo e eles serem julgados mesmo sem prestarem depoimento.
Outros quatro controladores de vôos, que trabalhavam no dia da queda, também serão ouvidos no dia 28 do mesmo mês. Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos dos Reis, também foram considerados responsáveis pelo acidente.