Apenas 25 policiais rodoviários federais compõem o efetivo da delegacia de Sorriso, responsável em atender mais de 500 km da BR-163, na região Norte. Mas, de acordo com o inspetor Ismael Vieira, os trabalhos ficam mais comprometidos quando agentes saem de férias ou são afastados por licença médica.
Os problemas devem persistir enquanto não for realizado o concurso público. Segundo Vieira, só depende da liberação do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. “Seriam necessários quatro vez mais o número de policiais para atender esta área. Eu solicitei mais 50. Se enviarem isso já será suficiente”, salientou.
Pelo concurso, devem ser oferecidas cerca de 330 vagas, divididas entre o Pará e Mato Grosso. A previsão é que seja realizado ainda este ano, já que após os testes classificatórios, ainda deverão passar pela academia. Enquanto isso, são mantidos os serviços essenciais de fiscalização.
Hoje, a PRF possui uma delegacia em Sorriso e um posto em Itaúba. A instalação de mais uma delegacia em Guarantã do Norte (230 km de Sinop), para atender até a divisa com o Pará, já foi definida e deve começar com as obras de pavimentação da BR-163. Com isso serão necessários mais policiais e viaturas.