O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) está trabalhando desde às 15h desta quarta-feira, para sanar um problema causado em uma de suas redes. A ruptura de uma rede (cano) de 150 milímetros, na Avenida das Acácias, fez com que a autarquia fosse obrigada a fechar o sistema central.
O diretor do SAAES, Valdir Sartorelo, admite que o concerto implica em dificuldades para a equipe, porém ele garante que ainda hoje, até o final do dia ou início da noite conseguirão terminar os reparos da rede. Por outro lado, Sartorelo expressa sua preocupação com toda a população que é atendida por esta rede.
setor sul (Botânico, Paraíso e o centro – região central da cidade –
De acordo com ele, a rede alimenta e abastece o setor Sul da Cidade, ou seja, o Jardim Botânico, Jardim Paraíso e toda a região central da Cidade. O diretor tranqüiliza-se com a competência de sua equipe, mas admite que vai ficar refém das limitações mecânicas e hidráulicas. Ele revela que, após os reparos serem feitos e os serviços restabelecidos, a rede leva cerca de um dia para ser pressurizada.
“Desloquei boa parte da equipe do SAAES para a Avenida das Acácias a fim de que fosse feito o concerto o mais rápido possível. Quanto à isso estou tranqüilo, mas o que me preocupa realmente é o tempo que a rede vai levar para ter a pressão normal novamente”, alerta explicando que com a baixa pressurização a água tende a chegar fraca nas torneiras ou, em caso de fim de rede, nem mesmo conseguir chegar até os reservatórios (caixas d’água).
Sartorelo pede, ainda, a compreensão de todos os usuários do SAAES e, especificamente, dessa parte do sistema, para que entendam que a solução do problema não depende da operacionalização do órgão, pois agora passa a ser uma questão técnica e que não está mais na competência da Autarquia. “Peço que essas pessoas, essas famílias, tenham um pouco de paciência e saibam que, da nossa parte, fizemos tudo o que foi possível e vamos continuar fazendo conforme nossas possibilidades”, finaliza dizendo que a solução, agora, é esperar a pressurização para que a água possa chegar com força às torneiras novamente.