PUBLICIDADE

Sejusp e Sema assinam cooperação para o combate aos crimes ambientais

PUBLICIDADE

A secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio das Polícia Judiciária Civil (PJC) e Militar (PM), do Corpo de Bombeiros (CBM) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) assinam, nesta terça-feira, quatro termos de cooperação técnica que visam o combate aos crimes ambientais e a capacitação de agentes.

O objetivo é de estabelecer a participação desses órgãos no projeto “capacitação de agente ambiental”, através de planejamento estratégico e capacitação de seus integrantes para melhor reconhecimento e agilidade nos procedimentos contra crimes ambientais. Cada órgão deverá agir como multiplicador da política estadual de meio ambiente, auxiliando na fiscalização, na educação ambiental, no combate às queimadas ilegais e à pesca predatória, no monitoramento da pesca amadora, na proteção da biodiversidade, na preservação das matas ciliares, rios e nascentes e no gerenciamento de resíduos sólidos.

A parceria do Corpo de Bombeiros visa ao desenvolvimento da gestão, coordenação, gerenciamento e execução das atividades de Defesa Civil, de programas de prevenção, controle e combate de queimadas e incêndios florestais, da gestão das atividades relacionadas com os acidentes envolvendo produtos perigosos e do Programa de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a acidentes com Produtos Perigosos.

O termo entre a Sema e a Polícia Militar visa o desenvolvimento em regime de mútua cooperação entre os órgãos para o cumprimento de ações e operações militares mediante o policiamento e a fiscalização ambiental. O objetivo é a proteção da fauna, da flora, da ictiofauna (peixes), dos recursos hídricos e florestais, das extensões d’água e dos mananciais, sujeitando-se na prevenção e repressão das infrações cometidas contra o meio ambiente no Estado de Mato Grosso.

A solenidade de assinatura será realizada às 8 horas, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Participam do evento os secretários de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, e de Meio Ambiente, Luis Henrique Chaves Daldegan, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito de Campos Filho, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Roberto Delamônica Corrêa, o diretor-geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, e do superintendente da Politec, Zuilton Braz Marcelino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE