Uma equipe formada por auditores e técnicos da Coordenadoria de Informática do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) está realizando testes nas prefeituras que participam como “pilotos” no desenvolvimento do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas – Aplic.
A primeira visita técnica foi feita no período de 07 a 11 de maio aos municípios de Nova Mutum e Itaúba. Em fase experimental, essas duas unidades jurisdicionadas estão enviando ao TCE a carga completa de informações do Sistema Aplic. Ao todo são 149 tabelas abrangendo desde os dados dos ordenadores de despesas, planejamento, contabilidade, receita, despesa, financeiro, legislação, pessoal, cadastro de credores, convênios, contratos, patrimônio, almoxarifado, dívida ativa e passiva, licitações e obras.
O Sistema Aplic está sendo implantado por módulos. Por enquanto, somente as prefeituras municipais de Itaúba, Nova Mutum, Tangará da Serra e Rondonópolis estão enviando a carga completa de informações, porque concordaram em atuar como unidades piloto do Aplic. As demais estão cumprindo um cronograma de implantação que será concluído somente em 2008.
Segundo avaliação dos técnicos, o desenvolvimento do Aplic em Nova Mutum e Itaúba está em fase adiantada. Eles avaliaram que há esforço por parte da gestão desses municípios para atender as exigências do controle externo. Ambos treinaram os funcionários e implantaram parque tecnológico com capacidade de alimentar as tabelas e enviar as informações eletronicamente ao TCE.
A próxima visita técnica será à Prefeitura de Tangará da Serra. O Tribunal de Contas está enviando técnicos também aos municípios pequenos que não fazem parte do Projeto Piloto do Aplic, com o objetivo de avaliar os recursos tecnológicos disponíveis e o que necessitam implantar para fazer a remessa eletrônica de informações ao Tribunal.