Denúncias do não cumprimento da lei do tempo máximo de espera nas filas em agências bancárias continuam sendo feitas em Alta Floresta. O promotor Marcelo Vachiano declarou, ao Só Notícias, que deve pedir providências para a Justiça. Na lista estão três bancos. Ele lembrou que uma liminar já foi expedida pela comarca, em abril, determinando o cumprimento e a aplicação de R$ 1 mil em multa para cada cliente que for lesado. “Mesmo assim a lei não está sendo cumprida”, alertou. Pela lei municipal 1.051/01, os clientes devem aguardar, no máximo, 20 minutos para serem atendidos.
O tempo máximo de espera também passou a ser aplicado para o Correio. Em cada agência foi colocada uma urna em que as pessoas depositam as senhas com o horário em que chegaram e foram atendidas. O monitoramento é feito pelo Procon. “Existem cidadãos que estão ficando até duas horas na fila”, enfatizou.
Vachiano destacou que deve levantar o número de clientes lesionados e exigir medidas da Justiça. Somente o Procon aplicou cerca de R$ 100 mil em multas administrativas para as agências. Os processos estão em andamento. Alta Floresta tem quatro bancos.
Outros municípios da região também criaram a lei, mas, em muitos, ainda não é cumprida, principalmente nos horários considerados de pico.