PUBLICIDADE

Vacinação contra brucelose segue no Nortão até junho

PUBLICIDADE

Os pecuaristas devem vacinar, até o final do mês que vem, bezerras entre três a oito meses contra a brucelose, doença que ataca o sistema reprodutor do animal, provocando aborto, esterilidade e infertilidade. A etapa do primeiro semestre começou ainda em janeiro.

Nas pequenas propriedades, de acordo com supervisor regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), os animais devem ser imunizados com o auxílio de vacinadores, formados pela parceria do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) com o órgão.

“Nas grandes propriedades, o proprietário deve verificar com um veterinário”, destacou. Somente para Sinop, devem receber a dose quase oito mil animais. Na regional, propriedades de Cláudia, Itaúba, Feliz Natal, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul, Vera e Santa Helena também serão atingidas pela imunização. Os criadores que não aplicarem a dose e não comunicarem ao órgão poderão ser penalizados com uma multa no valor de R$60, além de ficarem impedidos de retirar a Guia de Transporte Animal (GTA) para a locomoção, inclusive para abate.

A vacinação é obrigatória desde 2003, mas não resultava em multas e bloqueios para quem não a realizasse. No município, segundo o órgão, devem ser feitas vistorias nas propriedades que não aplicaram a dose após o término da etapa.

Ainda conforme Balbo, a vacinação vem atingindo resultados positivos com o passar dos anos. Somente no ano passado, mais de 82% do rebanho existente no Estado foi imunizado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE