Uma carreta Scânia vermelha foi apreendida pela Polícia Federal durante a operação Mapinguari, hoje, no Nortão. Ela foi encaminhada para Sinop, onde está concentrada a base da PF, que trabalha com apoio de técnicos do Ibama. Policias também apreenderam, na casa de um dos acusados, um cofre. Em residências de outros acusados, foram apreendidos documentos.
Na residência do ex-chefe do Ibama em Sinop Glayçon Figueiredo, no Jardim Primaveras, policias apreenderam o hd (disco onde são armazenadas informações) do computador. Ele não estava em casa no momento que a PF chegou. Um chaveiro foi requisitado para abrir a residência.
A operação Mapinguari é para prender acusados de envolvimento em extração ilegal de madeira de terras indígenas no Parque do Xingú. Dos 29 mandados de prisão em Sinop, Sorriso, Feliz Natal e Vera, pelo menos 18 já foram cumpridos. Há cerca de 50 mandados de busca e apreensão de documentos. Índios, que também foram presos, são acusados de venderem madeira para empresários e agricultores que, com apoio de engenheiros florestais e servidores do Ibama, tiveram planos de manejo esquentados para garantir o transporte e venda de madeira para clientes em outros 5 Estados.
Leia mais
PF prende vereador, empresários e índios no Nortão por extração ilegal de madeira
PF já prendeu 16 no Nortão; duas mil cargas de madeira retiradas ilegalmente
Presos em operação da PF em Sorriso são levados para Sinop
PF cumpre no Nortão 47 mandados prisão e procura 3 ex-chefes do Ibama Sinop
Polícia Federal faz agora operação em Sinop e Sorriso