PUBLICIDADE

PF prende vereador, empresários e índios no Nortão por extração ilegal de madeira

PUBLICIDADE

A Polícia Federal prendeu, até agora, 23 pessoas, na Operação Mapinguari, em Sinop, Sorriso, Vera e Feliz Natal acusadas de envolvimento na extração ilegal de madeira de aldeias indígenas do Parque Nacional do Xingú. Madeireiros, agricultores, empresários, índios, engenheiros florestais e três ex-chefes do Ibama em Sinop tiveram prisões temporárias (5 dias) decretadas pela Justiça Federal. No Nortão são 29 mandados de prisão que começaram a ser cumpridos desde às 06:00hs. Agora há pouco chegaram em Sinop os últimos cinco presos, entre eles um cacique Ararapan Trumai, da tribo Trumai.
Ao todo são 30 presos nesta quarta-feira, incluindo acusados que foram pegos pela PF em outros Estados.

Só Notícias apurou que entre os presos está o vereador Dari Leobert (PMDB), ex-presidente da Câmara de Vera, que seria sócio de uma madeireira. Ele foi encaminhado para Sinop onde presta depoimentos. Em Sorriso foram presos os empresários Renato Prandi, Luciane Francio e Nei Francio. Em Sinop estão sendo procurados 3 ex-chefes do Ibama que também foram presos na Operação Curupira, em 2005.
Os acusados são levados para a agência do Ibama onde prestam esclarecimentos e, em seguida, foram para o presídio Ferrugem, em Sinop. 5 pessoas foram presas em Londrina (PR). Elas seriam proprietárias de áreas vizinhas ao parque.

O Ibama auxiliou a PF e agentes sobrevoaram o parque onde encontraram uma quantidade de toras pronta para ser transportada. Também foram apreendidos tratores de esteira e pá-carregadeira. Para Sinop, foi trazida uma carreta Scania, vermelha.

Um grupo de índios é acusado de vender madeira, extraída ilegalmente do parque do Xingú para madeireiros e empresários. Servidores do Ibama teriam aprovado planos de manejo florestais falsos para dar cobertura no transporte e venda de madeira que foram encaminhadas, por madeireiras da região, para Goiás, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso

Hoje de manhã, o delegado Franco Perazzoni, disse que o esquema de extração ilegal foi de duas mil cargas de madeira retiradas de áreas indígenas numa area de 8.500 hectares.

(Atualizada às 18h10).

Leia mais
PF divulga lista de 23 presos hoje no Nortão
Chegam em Sinop mais 5 presos pela PF acusados de extração ilegal madeira
Justiça divulga lista de 47 prisões da operação contra extração ilegal de madeira no Nortão
PF já prendeu 16 no Nortão; duas mil cargas de madeira retiradas ilegalmente
Presos em operação da PF em Sorriso são levados para Sinop
PF cumpre no Nortão 47 mandados prisão e procura 3 ex-chefes do Ibama Sinop
Polícia Federal faz agora operação em Sinop e Sorriso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE