Foi concluído na última semana, o novo traçado da MT-235, ligando o Posto São Genaro, na BR-163, em Nova Mutum, ao município de São José do Rio Claro. A obra foi executada pela parceria entre aPprefeitura de Nova Mutum, Governo do Estado e produtores da região, garantindo a redução de 60km no traçado da rodovia entre os dois municípios.
Até então, era necessário passar pela comunidade Pontal do Marape para chegar em São José, percorrendo uma distância de 130km. O novo traçado ocupa o leito original até a região conhecida como Prodecer, depois disso segue em linha reta para o município vizinho, dessa forma o seu percurso total ficou em 70km.
Para o projeto sair do papel foi necessário construir efetivamente 33km de estrada nova, deste total, aproximadamente 15km é em região de mata fechada, cerrado e várzea. A mesma passa pelo interior das fazendas Mafra, São Domingos e Jequitibá até chegar ao Rio Arinos, onde o Estado construiu uma ponte de madeira com 100 metros. Já do rio até a MT010, em São José, a estrada foi construída pelo município vizinho.
Além da abertura, levantamento e cascalhamento foi necessário construir ainda três bueiros e a cerca, isolando a estrada em alguns trechos no interior das fazendas. Elas deram licença para construção desde que a atividade pecuária não fosse prejudicada. Com o novo traçado pronto, o antigo trecho da MT235, via Marape, agora é responsabilidade do município.
De acordo com o secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Onésio Botelho, a nova estrada vai facilitar o escoamento da produção e proporcionar a integração regional. Hoje, para sair de Nova Mutum e chegar a São José do Rio Claro existem quatro alternativas, via Diamantino – 220km; pela Rodovia Vale do Arinos (MT249) – 110km; pelo novo traçado da MT235 – 135km e pelo Pontal do Marape – 180km60.