PUBLICIDADE

Sema define ações de educação ambiental no Estado

PUBLICIDADE

Um mapeamento de todas as atividades de educação ambiental desenvolvidas em Mato Grosso, por todos os setores, está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O objetivo é ter em mãos um diagnóstico para balizar o entendimento do que está sendo feito na área de educação ambiental no Estado. O programa propõe um sistema de gestão, para dar suporte às atividades da Sema, respeitando as peculiaridades de cada região, segundo explica a coordenadora de Educação Ambiental, Regina Milhomem de Abreu Balata.

“Queremos saber quem está fazendo educação ambiental no Estado, o que estão fazendo e qual suporte precisam do órgão ambiental”, explica Regina, acrescentando que o objetivo da superintendência é que os trabalhos de educação ambiental cheguem a todos os segmentos da sociedade.

Este diagnóstico servirá ainda como base para a implementação do Sistema de Gestão em Educação Ambiental. Por meio dele, serão definidas estratégias de articulação como, por exemplo, a troca de conhecimentos entre os setores que fazem educação ambiental, inclusive entre os próprios municípios. “O objetivo é viabilizar o balizamento de interesse e criar harmonia de entendimento de educação ambiental”, acrescenta a responsável por este trabalho, Gleidy Maria Ubirajara de Arruda.

A educação ambiental é uma das estratégias previstas no Plano Plurianual 2004/2007 do governo do Estado, dentro de seu quarto objetivo, que é “aarantir o uso ordenado dos recursos naturais visando o desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental.” O PPA define o programa de Educação ambiental com o objetivo de “internalização na sociedade dos conceitos ambientais, visando o desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental e o uso ordenado dos recursos naturais”.

O prazo para conclusão desta pesquisa se estenderá até o mês de novembro, quando a superintendência terá em mãos o levantamento de quem e como está sendo desenvolvida a educação ambiental no Estado. “Desta forma poderemos definir a estratégia de implementação da política de Educação Ambiental, conforme a realidade do nosso Estado respeitando as diversidades regionais” concluiu o Superintendente de Educação Ambiental, Antonio Carlos Nogueira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE