PUBLICIDADE

Sinop pode sediar primeira parada gay do Nortão

PUBLICIDADE

O município de Sinop pode ser o primeiro da região norte de Mato Grosso a sediar uma Parada de Cidadania e do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). A notícia foi confirmada hoje pelo presidente do Grupo Vida Ativa de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, Cícero Moraes. O assunto será discutido neste mês com representantes da Câmara e da Prefeitura de Sinop e, se tudo der certo, a parada será realizada no mês de outubro.

Conforme Cícero Moraes a decisão de promover a Parada em Sinop é uma forma de integrar a região norte do Estado à luta contra o preconceito e a homofobia, divulgando informações e estruturando o movimento LGBT na região.

“Cidades como Juína e Juara têm sido mapeadas constantemente pelos altos índices de agressões contra os LGBT’s, daí a necessidade urgente de promover ações na região. A opção por Sinop deve-se ao fato de ser uma cidade pólo e com localização geográfica estratégica, facilitando a participação de delegações de municípios vizinhos”, explicou Cícero Moraes.

A idéia é realizar um evento no mesmo molde do promovido no ano passado em Rondonópolis, com Trio Elétrico (carreta), muitas bandeiras do Arco-íris (símbolo do movimento), Dj’s e Drag Quens. Os organizadores acreditam que o clima de alegria e descontração propiciado pela Parada pode facilitar a transmissão da mensagem de tolerância e respeito às desigualdades.

“A Parada Gay é uma festa muito linda e hoje é principalmente um evento também para as famílias. É muito comum vermos os pais levando seus filhos e filhas para uma diversão sadia com muito brilho e luz”, diz Cícero Moraes.

Além do apoio logístico das autoridades municipais, o Grupo Vida Ativa também conta com investimentos do Governo Federal – através dos ministérios da Cultura e da Saúde – para realizar oevento. Porém a organização destaca a importância do apoio da sociedade, em especial dos formadores de opinião, para o sucesso do evento.

Histórico
O Grupo Vida Ativa está sediado em Rondonópolis e foi criado em 1999 para combater a violência contra homossexuais no município. Ele foi pioneiro na promoção da Parada da Diversidade no interior de Mato Grosso – em Guiratinga e Rondonópolis, onde o evento vai este ano para sua quarta edição.

Com atuação destacada no apoio e defesa dos direitos da comunidade LGBT, o Grupo Vida Ativa foi credenciado este ano pelo Governo Federal como Centro de Referência no Combate à Discriminação. Atualmente o GVA tem uma equipe com mais de 20 profissionais, entre advogados, psicologos e promotores de evento, que prestam serviços gratuitamente à população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE