A palestra “conselho recursal e procedimentos”, ministrada pelo técnico do Procon de Mato Grosso, Wellington Ribeiro Marques, encerrou o 5º Encontro Estadual de Procons na tarde desta sexta-feira. O evento, que conta com a presença dos coordenadores das sedes municipais do órgão, acontece, desde a última quinta-feira, no auditório da sede do Procon Estadual.
Os presentes assistiram, pela manhã, às palestras ”implantação do Sindec, estrutura e informatização”, com o técnico Abelar Santana Morais, “procedimentos de uma
reclamação”, com a gerente de Atendimento, Cristiane Mello e “termos de audiência, classificação e modelos das decisões”, com a conciliadora Márcia Calazans.
“O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor [Sindec] ajudou, e muito, o trabalho dos atendentes. Como todos os documentos saem desta ferramenta já fundamentados e bem estruturados, ganhamos respeitabilidade dos consumidores e fornecedores da região”, informou o Coordenador de Campo Novo dos Parecis, Paulo Sérgio Falcão, que teve a sede inaugurada em novembro do ano passado, já informatizado.
Já no período da tarde, “conselho recursal, procedimentos”, com o técnico Wellington Marques, e “telefonia fixa, mudança de pulso para minutos”, com o superintendente do Procon-MT Angelo Boreggio, foram as palestras ministradas.
“O Procon de Lucas [do Rio Verde] foi inaugurado em 2004 e trabalhando a defesa dos direitos do consumidor desde então, percebemos que o cidadão tem procurado mais o órgão. Apesar de registrar muitas reclamações e conseguir 85% de acordo, em média,, não temos um conselho e, por isso, não podemos aplicar sanções [multas]”, frisou a coordenadora do Procon no município, Suzane Barbosa Deroci, que busca aplicar com mais rigor as leis consumeristas.
Participaram, ainda, do 5º Encontro Estadual de Procon’s os coordenadores dos Procons de Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra, Juara, Alta Floresta, Alto Araguaia e Rondonópolis. O evento, ao fim, cumpriu com seu objetivo: discutir assuntos polêmicos e de rotina, bem como tomar providências conjuntas para as principais dificuldades nas relações de consumo do Estado, uniformizando procedimentos.