O juiz federal de Sinop, Murilo Mendes, deve receber hoje o pedido de prorrogação para conclusão do inquérito que apura as causas do maior acidente aéreo brasileiro, que aconteceu em setembro passado, no Nortão de Mato Grosso. Só Notícias apurou que Mendes deve analisar a justificativa apresentada pelo delegado da Polícia Federal, Renato Sayão, visto que é a quarta vez que a prorrogação é solicitada. A última foi em fevereiro.
A conclusão das investigações depende dos laudos do Instituto Nacional de Criminalística (INC), que ainda não teriam sido entregues à Polícia Federal. Estes são essenciais para detectar as causas do acidente entre o boeing da Gol, que tinha decolado em Manaus (AM) e seguia para Brasília, e o jato Legacy, deixando 154 mortos.
Até o momento, Sayão declarou que deve indiciar o piloto e o co-piloto do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. Chegou a ser cogitado o indiciamento de alguns controladores de vôo que trabalhavam no dia, mas a contribuição destes deverá ser averiguada pela Justiça Militar.