Cerca de 150 pessoas, entre acadêmicos e empresários ligados à base florestal estão participando, neste momento, das discussões do seminário ‘manejando a floresta’, no Senai. Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o seminário tem como objetivo apresentar a evolução do projeto Jamanchin, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento pleno e sustentável da atividade florestal na região, oferecendo cursos de capacitação pessoal e técnica de manejo florestal de exploração de impacto reduzido.
Outros temas serão apresentadosaté o final da tarde. Participam o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Jaldes Langer, o representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Afrânio César Migliari e Neila Cavalcanti, representando o Cenaflor. As palestras já inciaram. A próxima que será apresentada trata sobre a ‘Importância da Capacitação para o Manejo Florestal’, pela representante Neila Cavalcanti.
Só Notícias apurou que ela representa a palestrante Cristina Alves Galvão – Analista Ambiental Ibama/DF – Chefe do Centro de Apoio ao Manejo Florestal – Cenaflor. “O Cenaflor – Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal, foi criado ainda no passado, e atenderá aos diferentes biomas. Ele está criando uma rede de treinamento em manejo florestal, que depende de trâmites jurídicos dentro do Ibama. Deve beneficiar profissionais do segmento, pois dará certificação de quem pode ou não fazer treinamento de manejo florestal”, declarou a palestrante.
O manejo florestal, segundo a palestrante, é uma das ferramentas técnicas e regulativas para o uso correto da floresta. À tarde Neila debaterá sobre o ‘ProManejo: resultados dos projetos apoiados – com foco no treinamento e sensibilização’.
Na avaliação do engenheiro florestal e coordenador técnico do projeto, Guilherme Rodrigues Costa, o evento começou atendendo as expectativas e deve apresentar resultados positivos ao final do dia.